A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) passa por mudanças
estruturais, de reposicionamento frente aos desafios representados pelo
não investimento em grandes mídias e dos desafios doutrinários e
litúrgicos. Mudanças recentes, como a troca das fachadas das filiais da
IPDA por placas que veiculam a imagem de Miranda e sua coleção de
cadeiras de rodas, e o investimento em propagandas em meios de
comunicação como o jornal Metro, do Grupo Bandeirantes, demonstra que há
uma inclinação no sentido de “modernização” e “abertura” da Igreja às
mídias.
Panfletos com a imagem veiculada nas fachadas também são usados no
trabalho de evangelismo e divulgação das filiais da IPDA. A permissão,
aos membros, de acesso à Internet também representa um avanço e uma
iniciativa que poderá conduzir a outras mudanças igualmente importantes.
A tendência é de que a IPDA siga o caminho de outras igrejas
pentecostais igualmente conservadoras, como as Assembleias de Deus, que
aos poucos liberou o acesso aos meios de comunicação – como a televisão
–, além de não mais exigir ou impor regras de vestimenta.
A idade avançada de David Miranda e a crescente necessidade de
substituição na presidência mundial da IPDA também são fatores que irão
pesar em futuras mudanças. Recentes posicionamentos veiculados na
Circular Interna da Diretoria de Obreiros, de 8/9/2013, trazem as mais
recentes mudanças e polêmicas internas da IPDA. São proibidas campanhas
antibíblicas, como corredor de fogo; varões de branco, toque do anjo,
desmancha de macumba; meninices e modismos, como pular, dançar, reteté;
unção de objetos, como fotografias, votos (envelopes), peças de roupa.
Ao mesmo tempo, o regulamento da IPDA adverte quanto ao perigo do
misticismo.
Outras mudanças igualmente interessantes é a criação do Curso
Teológico de Formação de Obreiros – uma medida concebida com o objetivo
de que os obreiros da IPDA não ingressem em cursos teológicos de outras
denominações, como das Assembleias de Deus -, proibição de cultos ou
orações em montes. Das mais polêmicas, destaca-se a adoção de salvas
modelo boca de lobo. “A Diretoria, na preocupação e cuidado em proteger
as ofertas e os dízimos dos membros, obreiros (as) e visitantes,
designou a utilização de salvas com lacres padrão, de cor azul-clara, de
modelo boca de lobo, para serem utilizadas em todas as IPDA’s
Setoriais, Sucursais e anexos em todo o Brasil e exterior. Assim temos
conseguido evitar, em grande parte, o desvio de ofertas depositadas,
nessas salvas padrão, antes de chegar ao cofre das igrejas, “pois era o
que vinha ocorrendo”, declara a Diretoria na página 59 da Circular, que
também passa a exigir o uso de lacres nos cofres.
Por Johnny Bernardo
Fonte gospel+
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