BannerFans.com

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Igrejas evangélicas crescem em Juazeiro do Norte

O fenômeno chama a atenção na cidade que é uma praça católica de devoção ao santo Padre Cícero.

O crescimento das igrejas evangélicas em Juazeiro do Norte tem mudado o cenário da cidade cearense que tem forte tradição católica.
De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) há cerca de 20 mil evangélicos na cidade e cerca de 98 denominações.
Uma reportagem do CETV, da Rede Globo do Ceará, mostrou trechos de um culto em uma igreja evangélica e citou dados sobre o crescimento do número de evangélicos, algo semelhante ao que tem acontecido em todo o Brasil nos últimos 20 anos.
Após a reportagem o programa conversou com a socióloga Renata Marinho Paz que tentou explicar o fenômeno da diminuição do número de católicos. A profissional lembra que a cidade é uma praça de devoção a um santo popular, no caso Padre Cícero, e que mesmo assim não foi criado um fator para impedir esse crescimento de evangélicos.
Renata Paz ainda comentou sobre as estratégias que as igrejas evangélicas utilizam para chegar mais próximo do povo, conseguindo alcançar as áreas mais pobres da população. “Essas igrejas tem um movimento de expansão muito mais ágil que a Igreja Católica. Essas igrejas evangélicas se proliferam e estão muito mais perto das pessoas”, disse ela.
A cidade de Juazeiro foi o local escolhido para a gravação do CD/DVD “Tu Reinas” do ministério de louvor Diante do Trono. Apesar da resistência da Igreja Católica em aceitar o evento, o grupo liderado por Ana Paula Valadão conseguiu reunir cerca de 30 mil pessoas no dia 6 de junho no Parque de Eventos Padre Cícero.
A decisão de gravar no sertão nordestino aconteceu em resposta ao pedido de um missionário que atua em Juazeiro e relatou as dificuldades que a população tem sofrido por conta das secas que levam os sertanejos a situações de miséria.
Por conta disto, todas as canções selecionadas para fazer parte deste repertório falam sobre a Chuva, o Rio, sobre as Águas do Senhor que curam a terra seca e profetizam um novo tempo para os moradores do sertão.
por Leiliane Roberta Lopes
Fonte Gospel prime

Nenhum comentário: